Pesquisadoras do ES participam de feira tecnológica internacional

Três jovens pesquisadoras do Bom Jesus do Itabapoana, no Espírito Santo, representam o Estado na 33ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que ocorrerá em Novo Hamburgo-RS, no Centro de Eventos da FENAC, de 23 a 25 de outubro de 2018, das 13h30 às 21h, com entrada franca. O evento, considerado o maior do gênero na América Latina, terá representantes de 22 países e de todos os estados brasileiros. A Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, organizadora do evento, estima receber mais de 30 mil visitantes nos três dias do evento.

As alunas Rebeca Roza Fontoura, Izabella Azevedo dos Santos e Isabela Pacheco Narde, do Instituto Federal Fluminense, apresentam seu trabalho na área de ciências ambientais. As estudantes se preocuparam com a saúde de agricultores, pois o Brasil se tornou o maior consumidor de agroquímicos do planeta. O uso indiscriminado desses produtos é considerado um relevante problema ambiental e de saúde pública, segundo o Ministério da Saúde. Por isso, as três alunas em sua pesquisa, utilizaram o uso de óleos essenciais, que tem apresentado em diversas pesquisas efeitos tóxicos sobre insetos.

Outra alternativa também é o uso de extratos aquosos, por ser mais simples de reproduzir em ambiente doméstico e, portanto, mais acessível. Ambos possuem vantagens como rápida degradação e não toxicidade a mamíferos. O objetivo do trabalho foi analisar o efeito de óleos essenciais e extratos aquosos do eucalipto e do capim limão para controle de formigas do gênero Acromyrmex, sem prejudicar a saúde do homem.

A Mostratec reúne jovens cientistas entre 14 a 20 anos de idade de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Nesta edição da feira serão apresentados 755 projetos divididos entre 420 na Mostratec com estudantes do Ensino Médio e Técnico e 335 na Mostratec Júnior, divididos em alunos do Ensino Fundamental com 263 projetos e da Educação Infantil com 72 projetos, distribuídos em 13 diferentes áreas.

Além do Brasil, participam estudantes de 21 países: África do Sul, Argentina, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Cazaquistão, China, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Hungria, Índia, Indonésia, Itália, México, Paraguai, Peru, Porto Rico, Tunísia, Turquia e Uruguai. Paralelamente, o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec – Feevale – Sesc e o Festival Maker Mostratec de Robótica.

Os Prêmios e Incentivos Educacionais estão sendo oferecidos por 33 organizações, estimados em mais de R$ 1 milhão. Entre as instituições que darão prêmios estão: APM, Intel, Broadcom, Corsan, Prefeitura de NH, Sintec/RS, AD Liberato, Braskem, Killing, SKA, Executive, Assembleia Legislativa RS, Informatize, Vilage, Abric, IBTeC, Câmara Municipal de Novo Hamburgo, Orisol, Feevale, Unisinos, Faccat, Univates, Ulbra, UniRitter, Unopar, Ftec, QI, Cursão do Fabão, 20th English, Wizard, TopWay, Aurora Educacional e Menção Honrosa Unesco.

Facebook
WhatsApp
Google+
Twitter
LinkedIn