2º Fórum de Inovação Bandes traz importantes novidades para startups

Nesta quinta (06), o Banco de desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) recebeu mais de cem empreendedores e startups, no 2º Fórum de Inovação Bandes. Na programação, dois importantes lançamentos para o ambiente de inovação capixaba: a assinatura do termo de cooperação técnica para criação de um hub de Inovação e a adesão do banco ao Fundo de Investimentos e Participações Seed4Science.

O evento teve início nesta quarta (05), com uma reunião fechada envolvendo os cotistas do Fundo de Investimento em Participações (FIP) Criatec 3. Já neste segundo dia, com a presença de convidados, empreendedores e pesquisadores inscritos nos workshops e palestras, o Bandes fez a assinatura do novo mecanismo de fomento para a inovação no Espírito Santo. O diretor-presidente do Bandes, Aroldo Natal, destaca a importância do novo Fundo de Investimento e Participações (FIP) para todo ambiente de inovação. “O fomento à inovação está no DNA do banco e temos buscado criar todo um ambiente para o desenvolvimento de negócios. O bandes busca alternativas para que ideias criativas e com alto poder de crescimento possam se tornar negócios de sucesso”, destaca Natal.

Ambiente para inovação

O hub de inovação, outro projeto apresentado durante o evento, é um espaço físico compartilhado de trabalho, propício para o encontro de pessoas que interagem e, consequentemente, criam, empreendem e trabalham juntas. Ele funcionará nas dependências do Bandes e reunirá empresas nascentes de base tecnológica com alto potencial de crescimento, as startups, as médias e grandes empresas e também potenciais investidores.

Chamado de “Epicentro”, o hub tem o papel não só de conectar as startups com as empresas e investidores, gerando negócios e facilitando a captação de recursos, mas pode também conectar especialistas e mentores de diferentes áreas, facilitando assim a estruturação dos negócios.

A ação é promovida em conjunto entre o Bandes e Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional (Secti), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) e Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O trabalho faz parte do termo de cooperação para a implantação e gestão do Laboratório de Inovação do Governo do Espírito Santo (Lab.ES).

Seed4Science

O Fundo Seed4Science, lançado durante o 2º Fórum de Inovação Bandes, investe prioritariamente nos setores biotecnologia; nanotecnologia; internet das coisas; e materiais avançados; assim como tecnologia da informação e comunicação, em especial, as relacionadas a big data e machine learning para aplicação em agronegócio, indústria, saúde e bem-estar e varejo.

Esse tipo de investimento é uma modalidade de apoio distinta do crédito tradicional, em que uma empresa gestora identifica o potencial de crescimento de um negócio e adquire um percentual de suas ações.

Com esta carta de intenções que será assinada junto ao gestor do Seed4Science, o Bandes chega a três Fundos trazidos para atuar no Espírito Santo: o Primatec, um Fundo destinado a investir em startups de incubadoras e parques tecnológicos, e o Criatec 3, que beneficia micro e pequenas empresas inovadoras.

Com informações de Bandes.

Facebook
WhatsApp
Google+
Twitter
LinkedIn