Motora vai lançar nova tecnologia que detecta sono e outros comportamentos de motoristas

A startup capixaba Motora, conhecida pelo seu principal produto Driver Analytics, vai lançar um novo módulo em janeiro de 2019. O produto, que consiste em monitorar eventos de risco externos que os motoristas cometem, agora ganha também um monitoramento interno na cabine do veículo.

De acordo com o CEO da Motora, Leandro Wassem o novo módulo indica sinais de fadiga, sonolência e distração do condutor do veículo. O produto funciona com visão computacional e tecnologia artificial por meio de uma câmera de vídeo, que envia informações para a central de controle das empresas de transporte.

“O novo módulo contempla uma câmera que fica apontada para dentro da cabine e registra o rosto e o tronco do motorista. Através das imagens, o produto detecta se o condutor está realizando algum comportamento que possa tirar a atenção dele do trânsito. Além da central de controle, o motorista também é sinalizado de suas ações por meio de um display que emite alertas sonoros”, explica Leandro.

Veja vídeo do teste do novo módulo

Wassem afirma que o módulo vai melhorar ainda mais o desempenho dos motoristas na condução dos veículos. “Por meio do Driver Analytics, a empresa de transporte pode cobrar do condutor em casos de eventos de risco. O produto também vai ensiná-lo a dirigir melhor. Com o novo módulo, faremos todo o monitoramento dos movimentos do motorista dentro e fora do veículo”, diz.

Driver Analytics

O Driver Analytics é um sistema de monitoramento inteligente de condutores e assistência de direção, que tem como objetivo principal otimizar o tempo e a qualidade do monitoramento, possibilitando orientar melhor o motorista e identificar possíveis irregularidades na condução. O produto pode reduzir em até 30% o consumo de combustível.

Desenvolvido na incubadora TecVitória, o software recebeu investimento em maio de 2016, levando a empresa a adquirir sede própria. Em parceria com a Geocontrol S/A (Grupo Embraer), a Motora Tecnologia passou a criar produtos com visão computacional e inteligência artificial na análise do comportamento de motoristas, nascendo assim o Driver Analytics.

Facebook
WhatsApp
Google+
Twitter
LinkedIn