Novo hub de inovação em Vitória será elo entre atores do ecossistema capixaba

O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) lançou um novo centro de inovação colaborativa multissetorial entre Governo, iniciativa privada, terceiro setor, academia, investidores, Sistema S e a comunidade. O espaço, denominado “Epicentro”, é um hub de Inovação que atuará como um elo entre as empresas de solução tecnológica, startups e empreendedores com instituições de fomento à inovação.

O nome de batismo do hub, “Epicentro”, remete ao significado da palavra, ou seja, o início de um abalo sísmico, onde se inicia um movimento de transformação. A escolha é uma provocação ao impacto que o projeto terá no ambiente de inovação do Espírito Santo, como um projeto colaborativo, aberto e conectado com o ecossistema e demandas externas.

O Epicentro possui um comitê gestor com representantes de todos os órgãos públicos signatários para tomada de todas as decisões inerentes ao Epicentro. Além de membros do comitê, o Epicentro conta com uma série de parceiros estratégicos que apoiam, suportam e participam ativamente das ações (instituições de ensino superior, Findes, Sebrae, associações, empresas, investidores, Tecvitória e outros habitats de inovação).

O edital para a ocupação do espaço será formulado pelo comitê gestor do Epicentro. A ideia é estabelecer uma plataforma de inovação que se conecta entre si, ajudando startups a alavancar seus negócios conectando-as com grandes empresas.

Espaço compartilhado

O Bandes disponibilizou o primeiro andar do seu edifício para o funcionamento do hub. O atual espaço do Epicentro deve executar os programas e ações acordadas entre os parceiros no Plano de Trabalho de 2019. Meetups, oficinas, reuniões, seminários de investimento, fomento à cultura e empreendedorismo estão na agenda de atividades. Também estão previstos programas de maior duração, como incubações temporárias de startups, apoio a fintechs e GovTechs, além da abertura do espaço para agendamentos e encontros do ecossistema e parceiros.

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Rolar para cima