Presidente do Conselho Deliberativo Estadual e Diretoria Executiva do Sebrae ES são eleitos

Na última semana foram eleitos o novo presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae ES e a diretoria executiva da instituição.

Para a presidência do CDE foi eleito Carlos Manato, enquanto a superintendência será ocupada por Pedro Rigo. José Eugênio Vieira é o diretor técnico eleito e Luiz Henrique Toniato foi escolhido para diretor de atendimento. Os mandatos são válidos para os próximos quatro anos e posse ocorrerá no início de janeiro.

Sendo assim, os anteriores titulares dos cargos permanecerão exercendo suas funções em caráter excepcional e transitório, até a posse.

Para o atual presidente do CDE, Marcos Guerra, quem ganha com o resultado dessa eleição são os empresários. “As Micro e Pequenas Empresas são responsáveis por 97% dos empregos formais do Brasil, além dos Microempreendedores Individuais, que têm uma importância muito significativa para nossa economia. E o Sebrae, que atua junto a esses empresários, terá agora uma aproximação muito grande com o novo presidente de república, o que é muito positivo. Também teremos uma aproximação importante com a segunda maior bancada federal porque o Manato tem esse vínculo com os deputados. Poderemos ter resultados ainda melhores aqui para os empresários capixabas”, afirmou.

O presidente eleito, Carlos Manato, agradeceu aos conselheiros elo voto de confiança e pediu união para trabalharem juntos. “Convido a todos os conselheiros, que representam as federações, as instituições, para nos unirmos em prol das Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo. Essa semana ajudei a aprovar o Projeto de Lei Complementar (PLP) 420/14, que favorece as MPE e quero ser um grande elo do Sebrae Nacional, do Sebrae Estadual e dos empresários capixabas com o governo federal, já que serei secretário da Casa Civil. Com o apoio de todos, quero estudar um novo modelo de gestão, junto também à nova diretoria executiva, em termos de enxugamento de gastos e transformar esses recursos em investimento em prol das MPE”, garantiu Carlos Manato.

Os eleitos atuarão em substituição a José Eugênio Vieira, Ruy Dias de Souza e Benildo Denadai, antigos superintendente, diretor de atendimento e diretor técnico, respectivamente.

Como funcionou a votação – A votação para eleição do presidente do CDE, dos membros do Conselho Fiscal e da Diretoria foi realizada em reuniões extraordinárias, sendo a primeira destinada à eleição do presidente e a segunda à eleição dos membros da Diretoria Executiva.

Ambas as votações foram nominais e abertas, com 13 votos, sendo uma de cada Entidade que compõe o Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae ES. Para ser eleito, o candidato teve que alcançar o voto concorde de, do mínimo, sete conselheiros.

Quem votou?

Os Representantes da Entidades Associadas do Sebrae ES que compõem o CDE. São elas:

· Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo – ADERES;

· Banco do Brasil S/A;

· Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo S/A – BANDES;

· Caixa Econômica Federal – CEF;

· Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo – FINDES;

· Federação da Agricultura do Estado do Espírito Santo – FAES;

· Federação do Comércio do Estado do Espírito Santo – FECOMÉRCIO;

· Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Espírito Santo – FACIAPES;

· Instituto de Desenvolvimento Industrial do Espírito Santo – IDEIES;

· Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE;

· Universidade Federal do Espírito Santo – UFES;

· Federação das Empresas de Transportes do Estado do Espírito Santo – FETRANSPORTES; e

· Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Espírito Santo – OCB/ES.

CDE

O Conselho Deliberativo Estadual (CDE) é o órgão máximo do Sebrae ES e é responsável por traçar as políticas e estratégias gerais de atuação, instituindo normas e orientando o trabalho de todo o conjunto.

O presidente do CDE é eleito pelo próprio Conselho, sendo escolhido entre um dos seus integrantes titulares para um mandato de quatro anos. É também o Conselho Deliberativo Estadual que elege a Diretoria Executiva, igualmente para mandato de quatro anos, sendo renovável.

O CDE possui membros, que representam o Sebrae Nacional, instituições financeiras, de ensino e pesquisa, de tecnologia, comércio, serviços, indústria, agricultura, transportes, cooperativismo e Governo Estadual.

Conheça os eleitos:

Presidente do CDE

Carlos Manato

Formado em Medicina, foi deputado federal por quatro mandatos, e foi Secretário na Prefeitura Municipal de Serra, por dois anos. Foi diretor de alguns dos principais hospitais do Estado: Grupo Metropolitano e Hospital Estadual Dório Silva. Também atuou como professor da Emescam, médico do Hospital Evangélico e médico aprovado em concurso público do Governo do Estado do Espírito Santo.

Superintendente

Pedro Rigo

Administrador e empresário de microempresa e Relações Institucionais da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), ocupou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Cariacica, e também foi diretor da Companhia de Desenvolvimento desse município. No Governo do Estado, foi diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), gestor e coordenador do processo de elaboração e aprovação da Lei Estadual de Incentivo às Micro e Pequenas Empresas (LC 618/2012), presidente do Fórum Capixaba das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Microempreendedores Individuais (Focampe), presidente do Comitê Gestor Estadual da Redesim – Cogesim e membro do Conselho do Fundap Social, entre outros.

Diretoria de Atendimento

Luiz Henrique Toniato

Com formação em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral, atua há mais de 30 anos como executivo de empresas. É vice-presidente da Findes na atual gestão (2017-2020) e foi superintendente executivo do Centro Tecnológico do Mármore e Granito (Cetemag) por duas gestões, sendo membro do Conselho de importantes instituições do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Espírito Santo (Ideies) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Diretoria Técnica

José Eugênio Vieira

Bacharel em Economia e especialista em Planejamento Agrícola pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pelo Instituto Agronômico de Montpellier, na França, participou de importante residência no Ministério da Agricultura em Paris. Foi diretor superintendente do Sebrae ES de 2011 a 2018, onde também foi diretor de atendimento (2009-2010). Além disso, ocupou 15 Secretarias no Governo Estadual. Foi eleito presidente por duas vezes e também interventor do Conselho Regional de Economia, presidente e membro do Conselho de Administração do Banco do Estado do Espírito Santo S/A. (Banestes), Membro do Conselho de Administração do Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo (Bandes) e Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, entre outros. Ao todo, dedicou mais de 50 anos à gestão de grandes Instituições Públicas.

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Rolar para cima