Procon Vitória usa realidade virtual para ensinar sobre consumo consciente

O Procon Vitória realiza uma ação educativa no Shopping Vitória, na Enseada do Suá, utilizando a realidade virtual para conscientizar os consumidores sobre a importância de manter hábitos saudáveis e sustentáveis na hora de ir às compras.

A ação trata dos direitos e deveres do fornecedor e do consumidor na relação consumerista a partir do recurso de tecnologia interativa. A ação acontece das 10 às 22 horas, até o dia 25 de janeiro.

A gerente do Procon Vitória, Herica Correa Souza, explicou que, este ano, o órgão está mais estruturado com a implementação do Núcleo de Educação, Pesquisa e Dados, possibilitando a ampliação e a inovação das ações educativas voltadas para o consumidor e os fornecedores.

“Nessa primeira atividade, a utilização da realidade virtual (VR, sigla do termo em inglês Virtual Reality), leva o consumidor a se mover por um cenário (shopping, lojas e feiras livres) e interagir com objetos 3D e outras pessoas, além de receber orientações e refletir sobre seus direitos antes de consumir”, contou.

Relação
Segundo Herica, toda a sociedade precisa ser educada para o consumo consciente, responsável e sustentável para a melhoria da qualidade de vida pessoal e da coletividade.

Além disso, a gerente do Procon Vitória ressaltou que uma pessoa educada para o consumo sabe escolher o que, como e quando comprar. “Dessa forma, o consumidor pratica sua liberdade de escolha e reduz as chances de se envolver em compromissos financeiros, além de sua capacidade financeira. Ou seja, consegue comprar e pagar sem se superendividar”, reforçou.

Arena Procon Vitória
Outra novidade é a instalação de um posto de atendimento do Procon Vitória na praia de Camburi (entre os quiosques 6 e 7). Ele vai funcionar na Arena Procon Vitória, que vai acontecer até 3 de fevereiro. No local, haverá atrações esportivas, culturais, recreativas e educacionais.

“É o Procon Vitória cada vez mais presente na vida dos moradores, atuando na proteção aos cidadãos em suas relações de consumo, fazendo valer a legislação (Código de Defesa do Consumidor e legislações estaduais e municipais) na compra ou aluguel de produtos ou na contratação de serviços”, afirmou Herica.

“Nossa finalidade é não apenas defender o público e garantir seus direitos em transações comerciais, mas também contribuir para uma cultura de melhor qualidade em produtos e serviços e de consumo sustentável. O Procon Vitória contribui, com essa ação, para uma cidade mais inteligente, justa e humana”, complementou a secretária interina da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho e presidente do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, Luciana Fiorin.

Onde buscar atendimento no Procon
Casa do Cidadão
Avenida Maruípe, 2.544, 1º piso, bloco A.
Telefone: 3382-5545 ou Fala Vitória 156 ou aplicativo Procon Vitória

Arena Procon Vitória
Praia de Camburi, entre quiosques 6 e 7
Quando: 11 de janeiro a 3 de fevereiro

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Rolar para cima