Robô encontra 25 pontos suspeitos na rede de drenagem em Camburi

Um robô que verificou se há lançamento de esgoto na rede de drenagem na região do Córrego Camburi, no bairro Jardim Camburi, encontrou 25 pontos suspeitos. A inspeção ocorreu durante o mês de setembro, quando foram mapeados 44 poços de visita e 1.200 metros de redes de drenagem. A iniciativa é uma das ações que estão em andamento para colaborar com a despoluição do Córrego, previstas no Termo de Compromisso Ambiental da Praia de Camburi.

Análises laboratoriais da água do rio, que é canalizado e passa por dentro do bairro, só reaparecendo no final da Praia de Camburi, apontaram para a possibilidade de haver lançamento não devido de esgoto na rede de drenagem, o que pode ser uma das causas da poluição do manancial. A partir de um estudo, foi possível delimitar a área do bairro para se realizar a inspeção. O procedimento consistiu em, após comunicar o município sobre o início dos trabalhos, utilizar um robô com uma câmera instalada que entra nas redes de drenagem para identificar se há ponto de lançamento de esgoto.

Segundo o gerente Metropolitano Norte da Cesan, Daniel Caulyt, é uma inovação que está sendo testada. “Dos 25 pontos que encontramos, oito já foram corrigidos na área do Atlântica Ville e dois não eram ligação de esgoto domiciliar. Outros 15 passarão pelo teste do corante para checagem e após isso, as obras para correção”, explica Caulyt. As análises laboratoriais da água no local onde o rio começa a ser canalizado e na sua foz continuam sendo feitas, para que após as correções possa haver um comparativo e identificar se houve melhora na qualidade.

A tecnologia do robô é utilizada em áreas onde todos os imóveis estão ligados na rede de coleta e tratamento, mas ainda se percebe presença de esgoto dentro da rede de drenagem de água da chuva. “A expectativa é que, após eliminar esses lançamentos de esgoto, a qualidade da água do Córrego Camburi melhore no ponto em que ele sai da drenagem no final da praia de Camburi”, explica o gerente.

Após análise dos resultados, a Companhia vai avaliar a expansão para outras áreas. “É um refinamento do trabalho de ligação dos imóveis na rede de tratamento de esgoto, um pente fino”, afirma o gerente.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn