Pequenos negócios do ES recebem transformação digital

Ao longo de quase duas semanas inteiras, o Sebrae ES realizará diversas ações para ajudar os empreendedores a implantar a transformação digital em seus negócios. A ideia é gerar competitividade para empresas capixabas no cenário da nova economia, cada vez mais digital e inovadora.

Num mundo absolutamente conectado, todos nós – empresários ou clientes – estamos imersos em diversas experiências digitais. A transformação digital está no dia-a-dia, na forma de cada um se comunicar e em nossas relações sociais.

Por isso, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES) realiza, de 19 a 30 de novembro, um dos maiores eventos já idealizados pela instituição em seus 46 anos de história, o “Plugue-se”.

Durante duas semanas serão realizadas palestras com grandes nomes do mercado e ações voltadas para os mais diversos segmentos da economia, ajudando-os a inovar e se preparar para esse novo cenário. “A transformação digital não é uma tendência, ela já está acontecendo. O universo digital está cada vez mais alterando a nossa realidade. A tecnologia está no nosso cotidiano e também ampliou as possibilidades, permitindo a criação de novos produtos e serviços. Prova disso são os novos modelos de negócios que surgem a cada dia, como por exemplo, Uber, Airbnb e Netflix, entre outros, que mudaram a nossa experiência de consumo de forma irreversível”, explicou o superintendente da instituição, José Eugênio Vieira.

Segundo Eugênio, é preciso preparar o empresário para atender a consumidores cada vez mais conectados, informados e empoderados, que buscam, mais que o consumo, uma experiência diferenciada com o produto e a marca. “O empresário precisa estar atento e se preparar, pois as mudanças estão acontecendo de forma cada vez mais rápida. A empresa que não se adaptar corre o risco de morrer, e a missão do Sebrae é evitar que isso aconteça. Por isso, estamos canalizando todas as nossas forças nesse movimento de levar transformação digital e inovação às empresas, contribuindo para que elas não apenas sobrevivam, mas se desenvolvam nesse mercado disruptivo”, complementou.

Programação para todos – Durante os dias de eventos, haverá programação voltada para todos os públicos ligados ao empreendedorismo – de Potenciais Empresários a Empresas de Pequeno Porte (EPP), passando por Microempreendedores Individuais (MEIs) e Microempresas (ME).

Também serão contemplados os mais diversos segmentos do mercado – comércio, serviços, agronegócio, indústria, economia criativa, start ups, e, claro, sustentabilidade, que é um item que caminha lado a lado com a transformação digital.

“Teremos programações voltadas para empresas que trabalham com acessibilidade, bares e restaurantes, agências de viagens, negócios voltados a serviços financeiros, e-commerces, indústria automotiva, segmento de moda e beleza, galerias e artistas, entre outros. Nossa ideia é contemplar todos os setores da economia, não deixando ninguém de fora desse momento histórico que estamos atravessando, que é a transformação digital”, contou Benildo Denadai, diretor técnico da instituição.

A tarefa de levar para o público todo esse conteúdo ficará por conta de palestrantes que se destacam no cenário nacional, como Arthur Igreja, Edson Mackenzie, Willian Caldas, Jaqueline Weigel e Romeo Busarello, por exemplo. Para realizar um evento com essa proporção, houve um trabalho em sinergia por parte de todas as unidades de negócio da instituição e seus colaboradores, como explica o diretor de atendimento do Sebrae ES, Ruy Dias de Souza.

“Todas as unidades do Sebrae, seus projetos e colaboradores, estão unidos em torno desse tema. A transformação digital já não é mais um diferencial competitivo, mas uma necessidade vital das empresas, que precisam atender a consumidores que clamam por processos mais ágeis e que tragam soluções e simplifiquem o dia a dia. Essa nova realidade abre caminho para o surgimento e crescimento de soluções inovadoras, que vão além da tecnologia. Queremos explicar para os empresários de pequenos negócios, de todos os setores da economia, de maneira prática, como eles podem se beneficiar desse momento, valorizando também a interação humana e a entrega de valor para o cliente”, comentou.

As atividades do Plugue-se serão realizadas no auditório e também nas salas multiuso e no Sebraelab, todos na sede do Sebrae ES, em Vitória. Entre as ações, destacam-se palestras, seminários, encontros, Talk Shows, Academic Days, Start Days, Auto Repair Days, Start Up Experiences, entre outros. Para se ter uma ideia da abrangência, em uma das atividades, a Stex – abreviação para Start Up Experiences – os públicos de turismo e economia criativa irão se unir para pensar soluções para esses dois segmentos no Estado, com apoio do Sebrae.

Sebraelab – Para abrir o evento, no dia 19 acontecerá a inauguração do Sebraelab – um espaço dentro da sede do Sebrae ES com ambientes versáteis e flexíveis, que favorecem a criatividade colaborativa. O espaço foi projetado a fim de fazer florescer ideias empreendedoras que não cabem em ambientes enrijecidos.

“O Sebraelab é um espaço de estímulo à criatividade, à inovação, ao consumo de informações, à geração de novos conhecimentos, ao aprendizado contínuo e às múltiplas conexões nos negócios”, explicou Eugênio.

Business & Experience – Paralelamente, durante todos os dias do evento, acontecerá o Espaço Business & Experience, destinado a empresas interessadas em compartilhar experiências e fornecer seus produtos e serviços que apoiem as MPEs na inovação e transformação digital. Voltada para todos os setores, esse espaço estará no edifício do Sebrae ES, e funcionará das 15h às 21h.

Além disso, diversos conteúdos serão transmitidas em tempo real pela internet, no endereço: pluguese.com.br .

Todas as ações do Plugue-se são gratuitas. Para conferir a programação e se inscrever, os interessados devem acessar o site pluguese.com.br ou ligar gratuitamente para o telefone 0800 570 0800.

Serviço:

Plugue-se

Data: de 19 a 30 de novembro

Público-alvo: potenciais empresários, MEIs, Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) dos mais diversos segmentos da economia

Inscrições: gratuitas e limitadas, pelo telefone 0800 570 0800 ou pelo http://pluguese.com.br

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn